• Sindicato dos Bancários

Caixa lidera ranking de reclamações do Banco Central em janeiro


A Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações do Banco Central em janeiro deste ano, segundo levantamento divulgado pela autoridade monetária nesta quinta-feira (19). Neste caso, foram considerados bancos e financeiras com mais de dois milhões de clientes.

No primeiro mês deste ano, a Caixa Econômica Federal, que conta com 74,5 milhões de clientes, recebeu 953 queixas consideradas procedentes. Com isso, registrou um índice de reclamações de 12,78. Segundo o BC, a maior parte das reclamações da Caixa (466) ocorreram por "irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços".

O índice de reclamações, que é o principal critério utilizado pela autoridade monetária para formar o ranking de reclamações, é calculado com base no número de reclamações dos correntistas consideradas "procedentes", multiplicado por um milhão e dividido pelo número de clientes da instituição financeira.

Em segundo lugar no ranking de reclamações de janeiro deste ano, aparece o HSBC, com 112 reclamações. O banco possui 10,18 milhões de clientes. Com isso, seu índice de reclamações ficou em 10,99 no mês passado. Em terceiro lugar, aparece o Santander, banco que possui 31,44 milhões de clientes. Foram registradas em janeiro 234 reclamações procedentes. Seu índice de reclamações, com isso, somou 7,44 no mês passado.

Em quarto lugar, está o Bradesco. Com 74,9 milhões de correntistas, houve 541 queixas procedentes em janeiro, o que resultou em um índice (que serve de base para o ranking do BC) de 7,22. Em quinto lugar no mês de janeiro, ficou o Banrisul, que tem 3,88 milhões de clientes. As reclamações somaram 25 em janeiro, o que resultou em um índice de reclamações de 6,42.

O ranking está disponível na página do Banco Central e pode ser acessado aqui.

O que dizem os bancos Procurada pelo G1, a Caixa Econômica Federal informou que "A redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais internos e externos são prioridades do banco. A Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes".

O Santander afirmou que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco.”

O Bradesco informou que "desenvolve um programa intensivo de revisão de processos e sistemas, aliado ao desenvolvimento de programas de formação e aperfeiçoamento do quadro de funcionários da sua extensa rede de agências, sempre procurando aumentar o nível de satisfação de seus clientes."

O HSBC informou que "avalia todas as demandas recebidas pelos canais oficiais de atendimento e atua com o foco do cliente para estabelecer melhorias contínuas em seus serviços", e que "segue os mais altos padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações dos seus clientes".

O Banrisul não se pronunciou até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1

#caixafederal

0 comentário