top of page

100 MIL MORTES NA BATALHA CONTRA A COVID-19

Nosso desejo é estar celebrando a vida e é neste sentido que o Sindicato dos Bancários de Sorocaba se manifesta neste momento que não imaginávamos fosse possível chegar.

A categoria bancária por sua essencialidade tem a função de atender a população brasileira em todos os momentos e em especial durante a pandemia, temos nos mostrado atuantes em defesa de todos, seja pela conquista dos EPIs ou principalmente na defesa e afastamento dos trabalhadores do grupo de risco, coabitantes e das grávidas. Nossas negociações com os banqueiros foram pautadas pelo enfrentamento do problema, com opiniões e atitudes.

Estamos na linha de frente, no atendimento a população e em especial por parte dos bancos públicos como o BANCO DO BRASIL que tem papel fundamental no atendimento a população brasileira, como a CAIXA também tem e inclusive tem trabalhado aos sábados, para suportar a carga exigida pelo governo federal que errou muito em liberar verbas emergenciais, expondo nossos colegas de trabalho ao contagio, no enfrentamento de multidões sem um mínimo de orientação popular, que foram chamados de “invisíveis sociais”. Nossos parceiros de trabalho estão cumprindo o seu papel social, todos os dias!

Ocorre que, apesar do contingenciamento que trabalhamos com afinco para manter o atendimento bancário com qualidade, atingimos o patamar anunciado pela OMS em 1.000 mortes/dia no Brasil, um número muito alto que requer muita atenção e muito cuidado por parte de todos nós e em especial pelos nossos governantes, que no nosso entendimento erram ao anunciar o retorno de atividades que promovem a aglomeração de pessoas.

Queremos e torcemos pelo restabelecimento de nossas rotinas, que jamais serão as mesmas como antes da pandemia, para que possamos viver nossas vidas sem o pavor da doença e das incertezas que ela vem causando no mundo todo.

Vamos respeitar as diferenças, as limitações financeiras, a ignorância do verdadeiro perigo, resumindo no respeito À VIDA! Que estas 100 mil mortes no Brasil não tenham sido ceifadas em vão e que possamos celebrar a VIDA no topo de todas as prioridades, valorizando esse dom divino maravilhoso.

VIVA A VIDA!


Júlio César Machado - presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região



bottom of page